top of page
CENTRO CULTURAL

BATATAIS - SP

Projeto: 2013/14

Área: 2252 m²

O edifício proposto se localizará na praça em frente a fachada posterior da Igreja Matriz. Abrigará um centro cultural, com exposições permanentes, temporárias e salas para cursos. Para não afetar visualmente a imagem da igreja, a construção tem sua cobertura ajardinada a apenas noventa centímetros acima do nível da praça. Os acessos verticais e os dutos de ventilação são os únicos elementos visíveis para quem se encontra na rua ou na praça. A cobertura é dividida em cinco partes, sendo duas com teto jardim, duas com espelho d'água e aspersores, e a parte central da cobertura, também com teto jardim, e com elementos que farão a iluminação zenital na parte central do edifício.

Nível -2,75m: O acesso se dará pela lateral através de escadas e elevadores. Neste nível estará a parte administrativa, sala multiuso, e uma sala voltada para trabalhos de restauro. Haverá também sanitários e almoxarifado.

Nível -5,90: Neste andar localizamos uma área com salas para cursos, sanitários e almoxarifado. Seu acesso se dará pela caixa de escada e pelo elevador. Nesse mesmo nível, do outro lado, localiza-se o auditório com 191 lugares, adaptado de acordo com as normas de acessibilidade, além de tratamento acústico. O acesso neste lado se dará por escadas rolantes e elevador.

Nível -9,05: Este nível abriga os espaços de exposição, áreas de comércio e biblioteca. A localização privilegiada da biblioteca, delimitada de dois lados por vidros, permite a integração visual com os espaços de exposição e circulação, instigando o frequentador a visitá-la. Os espaços da loja e café seguem a mesma lógica de serem voltados para área central, podendo abrigar lançamento e reuniões. No que diz respeito as áreas de exposição, há uma voltada para um acervo permanente, e a área central, para abrigar exposições temporárias. O acesso ao nível se dá pela caixa de escada fixa, e elevadores. O andar também abriga sanitários e almoxarifado.

bottom of page