CITESC
- Centro de Ciência, Inovação e Tecnologia em Saúde de São Carlos
SÃO CARLOS - SP
Projeto: 2010
Área: 4795 m²
A implantação do CITESC - Centro de Ciência, Inovação e Tecnologia em Saúde, unidade de São Carlos, no Parque Eco tecnológico DAMHA de São Carlos, consiste no esforço conjugado de diversas instituições e empresas, USP, UFSCar, Embrapa, UNESP, Grupo empresarial ENCALSO/DAMHA e Prefeitura Municipal de São Carlos/SP, para a criação de um centro nacional de pesquisa e desenvolvimento cujos principais atributos são:
- Abrigar, desenvolver e fomentar projetos com perfil de Extensão, com aplicação de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde;
- Permitir a exposição desses projetos a composições empresariais que possam continuar seu desenvolvimento e viabilizar sua produção;
- Infraestrutura ambulatorial de modo a permitir o acesso da população a métodos, diagnósticos e procedimentos de alta tecnologia através de exames apenas acessíveis em grandes centros ou no exterior.
No projeto arquitetônico para o edifício do CITESC procurou-se adotar os princípios que norteiam a própria existência do Parque Eco-Tecnológico. O uso dos modernos conceitos de sustentabilidade, traduzidos na alta performance tecnológica, na eficiência do sistema construtivo, no correto uso dos materiais, na racionalidade e economia dos recursos energéticos. Assim de um lado buscou-se:
- A orientação do edifício com a dimensão longitudinal para a face norte e nordeste prioriza insolação e direção dos ventos, atendendo requisitos de conforto e eficiência energética.
- A utilização das fontes naturais de iluminação e ventilação, alcançadas pela correta orientação das aberturas e proteções
- A reutilização da água de chuva (banheiros, limpeza e jardins).
- O uso de aquecimento solar.
- Proteção da face oeste com teto verde
- Uso de brises de modo a possibilitar o sombreamento dos caixilhos e reorientação de luz solar para otimizar a iluminação natural e impedir radiação solar direta.
E de outro:
A tecnologia: Utilização de estrutura de concreto pré-fabricado.
O uso de modulação: Todo o edifício é modulado de 7.5m por 7.5m.
A flexibilidade dos ambientes com a utilização de Dry wall para dividir as salas e laboratórios.
- Acessibilidade.
O edifício terá uma parte administrativa, um conjunto de laboratórios, salas para desenvolvimento de projetos específicos, apoio médico ambulatorial.